Saiba como funciona o Free Flow
Também conhecido como Free Flow, o sistema de pedágio eletrônico é um sistema já utilizado fora do país. No exterior já existe desde os anos 1990. Esse sistema permite a leitura das placas (ou Tags) dos veículos e cobrança de forma eletrônica.
Com a chegada desse sistema o Brasil, algumas praças de pedágio estão sendo substituídas pelos pórticos instalados nas estradas. Vale ressaltar que nos trechos onde ainda não há o pedágio Free Flow, as praças de pedágio continuam funcionando normalmente.
Hoje o Free Flow no Brasil é cobrado com tarifa fixa, porém é provável que comecem a funcionar pórticos de cobrança por distância percorrida e tempo de permanência dentro da área de Free Flow. Antes de pegar a estrada, verifique como funcionam os pedágios dos trechos que você utilizará e qual o valor das tarifas. Você pode traçar a rota e se planejar com antecedência.
Qual a diferença entre as praças de pedágio convencionais e o pedágio eletrônico
As praças de pedágio são as que já conhecemos e utilizamos atualmente. São aquelas estruturas com guichês para pagamento com atendentes – onde é necessário parar o veículo para realizar o pagamento, ou pela cancela automática – onde é necessário reduzir a velocidade para que seja feita a leitura e a cobrança automática através da Tag.
Os pedágios sem cancela não possuem essas praças com guichês ou cancelas automáticas, onde é necessário parar ou reduzir a velocidade. No caso do Free Flow, a estrutura que faz a leitura é instalada nas rodovias – são pórticos que realizam a leitura eletronicamente, seja da placa do veículo ou da Tag (para veículos com Tag instalada).
É possível saber quando passei no pedágio Free Flow?
Sim, há placas de sinalização antes de chegar no pedágio Free Flow, indicando que é um trecho monitorado pelas câmeras do pedágio sem cancela. Quando estiver próximo, você poderá observar estruturas metálicas, que são os pórticos onde ficam localizadas essas câmeras.
Assim que passar por um pórtico de pedágio Free Flow, a câmera realizará a leitura da placa do veículo ou da Tag, se houver. Dessa forma é gerada a cobrança para pagamento.
Como pagar o Free Flow no Brasil
Existem duas formas de pagamento: com uma Tag no veículo e pagamentos sem Tag instalada. Para os veículos que não possuem uma Tag instalada, é necessário realizar o pagamento em um dos canais de atendimento da concessionária responsável: site, app ou presencialmente nos guichês de autoatendimento (nas que possuem este método de pagamento). Atualmente é possível realizar o pagamento por boleto, cartão de crédito ou pix.
Para aqueles que possuem uma Tag, como a Tag Sem Parar, basta passar pelos pórticos de Free Flow que a leitura da Tag é realizada. Depois de passar pelo pedágio, o valor será debitado direto na fatura Sem Parar. É prático e fácil, pois você consegue consultar o valor e não se preocupar com multas por evasão, pois o mesmo será pago quando você realizar o pagamento da fatura. Ainda não é cliente? Clique aqui e conheça nossos planos.
E se eu não pagar o pedágio Free Flow?
Os motoristas que não realizam o pagamento do pedágio sem cancela, estão sujeitos a multa por evasão. Atualmente o valor é de R$ 195,23 e são adicionados 5 pontos na CNH.
Caso você tenha recebido uma multa indevida de Free Flow, é possível recorrer eletronicamente. Basta entrar neste site e preencher as informações. A apresentação da defesa deve ser feita em até 30 dias após a expedição da multa.
Descontos ao utilizar o Free Flow
Existem dois tipos de descontos que são aplicados ao utilizar o Free Flow: o DBT e o DUF. O Desconto de Usuário Frequente é destinado aos veículos de passeio que passam diversas vezes pelos mesmos pedágios. O Desconto Básico de Tarifa se refere ao desconto de 5% aplicado aos veículos que possuem uma Tag de pagamento automático (como a Tag Sem Parar). Ou seja, além dos diversos benefícios, da conveniência e da praticidade que o Sem Parar oferece, você ainda pode ter desconto na hora de usar o pedágio Free Flow. Ainda não é cliente Sem Parar? Clique aqui e conheça nossos planos.