Mais um feriado prolongado está se aproximando e para aproveitar os próximos dias, muita gente já tá se programando para fazer as malas e colocar o pé na estrada.
Se você tem filhos ou crianças próximas, essa é uma boa oportunidade para fazer uma viagem de carro e com segurança durante a quarentena, já que muitos hotéis estão recebendo turistas, seguindo os protocolos de limpeza e higienização.
Mas, antes disso, preparamos algumas dicas bem legais que vão te ajudar para que o caminho com os pequenos seja muito mais simples, livre, seguro e divertido.
Bora acompanhar nossas dicas e fazer as malas?
Segurança em primeiro lugar
Bom, antes de sair de casa para uma viagem, é importante estar com a revisão do carro em dia para que o seu trajeto seja livre e sem nenhuma preocupação, ok?
Outra coisa que você jamais poderá esquecer é a segurança das crianças, não importa se fará uma viagem curta ou longa. Se elas tiverem menos de 10 anos, de acordo com o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro do carro, usando os equipamentos de segurança de acordo com a idade:
- Bebês de até 1 aninho de idade devem ser transportados no carro do bebê conforto, sempre de costas para o movimento do veículo;
- Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto;
- Crianças de 4 a 7 anos e meio devem usar um assento de elevação;
- Crianças de 7 anos e meio até 10 anos já podem usar somente o cinto de segurança do próprio banco traseiro.
Aproveite seu caminho sem pressa
Viajar de carro com crianças pode ser desafiador, muitas ficam agitadas, inquietas e vira e mexe tem a famosa perguntinha: “Falta muito?”, a clássica de todas as viagens, não é mesmo?
Por isso, nossa segunda dica é para que você aproveite o caminho sem pressa, fique leve, curta cada momento com a garotada e durante as paradas, aproveite para alongar o corpo.
Tenha em mente que, para viajar com crianças, você precisará estar em outro ritmo, para que a sua viagem seja mais tranquila, gostosa e sem nenhum estresse, ok?
Converse e brinque com os pequenos
Durante o caminho, é importante que as crianças não se sintam sozinhas no banco traseiro, para os maiorzinhos, é legal envolvê-los na viagem com algumas brincadeiras lúdicas, e que não te tirem a atenção, é claro.
Aproveite para perguntar o que eles querem fazer quando chegar ao destino, mostre as paisagens e tudo que ver de diferente do lado de fora.
Você também poderá participar de pequenas competições como: quem encontra mais carros de uma determinada cor, comidas ou brinquedos com uma letra do alfabeto, rimas, adivinhação, entre outros.
Ah, procure sempre diversificar as brincadeiras, evitando que as crianças fiquem muito tempo fazendo a mesma coisa.
Leve brinquedos
Se depois de uma boa conversa e brincadeiras a sua disposição já não for a mesma, aproveite para sugerir um momento de brincadeira com os brinquedos que as crianças usam em casa.
Uma boa dica é pedir para os maiores montarem uma pequena mochila com os brinquedos que mais gostam, aproveite também para colocar livros, jogos, gibis, lápis e folhas para colorir.
Ah, leve sempre uma novidade que eles ainda não conheçam, pode ser uma cartela de adesivo ou um brinquedo diferente, isso com certeza já será uma nova distração.
Já para os bebês, uma boa opção são os brinquedos que prendam nas cadeirinhas e livros de feltro.
Observação: Sobre o uso de celular, tablet e DVD portáteis, vale a pena avaliar se quando a criança usar em movimento não terá enjoos.
Faça pequenas paradas
Como já falamos, para viajar com crianças você precisará estar em outro ritmo, não adianta ter pressa pra chegar rápido ao destino, a não ser que você queira fugir das filas de pedágio, aí sim poderá contar com os benefícios Sem Parar, durante todo o trajeto.
Sempre planeje as viagens com antecedência e saiba por quais estradas irá passar, assim já terá uma ideia dos lugares que conseguirá fazer paradas ou não.
Aproveite esses momentos para que as crianças caminhem um pouco, mamem, façam alguma refeição, troquem as fraldas ou usem o banheiro. E se durante a viagem, você também levar um bichinho de estimação, poderá aproveitar essas paradas para o animal sair um pouco do carro, se alimentar e hidratar.
Cuide da saúde
Durante os preparos da viagem, é importante montar um pequeno kit com alguns medicamentos básicos como: analgésicos, antissépticos, repelentes, entre outros.
Mas antes, sempre consulte o pediatra que acompanha a criança para saber exatamente quais tipos de remédios são recomendados e em quais situações, certo? E se você for cliente Sem Parar, aproveite os descontos exclusivos na compra de alguns medicamentos nas Drogarias São Paulo e Pacheco, vale muito a pena!
Outro cuidado, é se atentar a temperatura do veículo, que não poderá estar nem muito quente e nem muito frio. Em dias quentes, leve uma manta para proteger a criança e use para-sol ou cortina no vidro traseiro.
E caso precise alimentar os pequenos dentro do carro, prefira alimentos mais leves para evitar que a criança engasgue ou sinta enjoos com o movimento.
Escolha músicas animadas
Para finalizar, faça uma playlist para animar a viagem da família! Você poderá selecionar músicas infantis ou de outros estilos que as crianças gostem. Esse é um bom tipo de entretenimento, e se um dos passageiros se animar para cantar junto e fazer os gestos que acompanham a letra, com certeza a garotada vai amar. Afinal, o caminho fica muito mais divertido quando tem uma trilha sonora, não é mesmo? Aproveite o caminho e tenha uma boa viagem!
Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.