Outubro Rosa: seja livre para se cuidar

Mulher, o que é liberdade pra você? Aproveitar cada minuto do seu tempo, ir e vir tranquilamente, fazer suas próprias escolhas? Sem dúvida pelo menos um desses itens estão na sua lista para uma vida mais livre e tranquila, mas você sabia que os cuidados com a sua saúde também fazem parte dessa liberdade? É por isso que, neste Outubro Rosa, queremos incentivar ainda mais a sua liberdade, para que você aproveite melhor o seu tempo cuidando de quem te acompanha em cada passo: o seu corpo. Até porque, com toda essa liberdade, tem que sobrar um tempinho pra cuidarmos só da gente, né?

Quando surgiu o movimento?

O Outubro Rosa é um movimento internacional celebrado em muitos países, ele começou nos Estados Unidos, na década de 90, depois cresceu e se expandiu por muitos outros países. O movimento recebeu este nome por causa da cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. Já no Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando o  monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) foi iluminado com a cor rosa.

Outubro Rosa e o câncer de mama

Além de conscientizar para o controle deste mal, o movimento também tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, para proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Vale lembrar que, esse tipo de câncer é muito mais comum entre as mulheres, mas que, também pode ser diagnosticado em homens, por isso os cuidados e prevenção servem para todos. Muito mais que apenas 1 mês do ano, a atenção com a nossa saúde deve ser durante o ano inteiro, para evitar a doença, aumentar as chances de sobrevivência e o melhor: a cura!

Liberdade para se cuidar

Quando o câncer de mama é diagnosticado no início os resultados são muito positivos, por isso, é fundamental fazer o autoexame em casa, além de você conhecer melhor o seu corpo, conseguirá identificar características diferentes na mama. Lembrando que, o autoexame não exclui os demais exames de rotina ginicológica, como o ultrassom de mama e a mamografia, tá? Veja alguns pontos de atenção e dicas de como se autoexaminar:

Atenção: Esses sintomas, entre outros podem aparecer juntos ou de forma isolada. Também é bom que você saiba que, nem sempre esses sinais indicam a presença de câncer, por isso, o ideal é consultar um médico para um diagnóstico correto, ok?

Liberdade para se prevenir

O câncer de mama é um pouco mais raro em pessoas com idade inferior a 35 anos e a partir dos 50 anos, as chances crescem um pouco mais. Por isso, independente da sua idade é importante sempre fazer o autoexame e manter hábitos saudáveis, que podem ajudar na prevenção. Veja algumas recomendações do INCA (Instituto Nacional de Câncer):

– Inclua diariamente na sua alimentação frutas, legumes e verduras;

– Amamente até pelo menos os 6 primeiros meses da criança;

– Evite alimentos ultraprocessados;

– Mantenha a vacinação em dia;

– Mantenha o peso corporal adequado praticando exercícios regularmente;

– Evite consumir bebida alcoólica e fumar;

– Use protetor solar e evite exposição ao sol entre as 10h e 16h.

Neste Outubro Rosa e durante todos os meses do ano, dedique um tempo exclusivo só pra você. Se toque e se cuide para explorar todos os caminhos que quiser com mais tempo, saúde e tranquilidade!

Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.

4.8/5 - (49 votos)
CONFIRA NESTE POST