Chegamos em junho, o mês de curtir aquele friozinho! Se não estivéssemos passando pela quarentena, este mês seria cheio de atividades: festas juninas, férias escolares, viagens e passeios. Mas, você sabia que toda essa programação, infelizmente, contribui para a diminuição dos bancos de sangue nos hemocentros? Pois é, fora que nesta época do ano o número de infecções respiratórias aumenta, o que dificulta ainda mais a doação. É por isso que junho é dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue. Quer saber mais como funciona? Continue lendo e saiba como o seu sangue pode salvar vidas.
Como surgiu a campanha?
O Junho Vermelho foi criado pelo Movimento Eu Dou Sangue. O mês foi escolhido porque a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além disso, essa data também homenageia o médico Karl Landsteiner, ele foi o responsável pela descoberta da classificação dos grupos sanguíneos. Ah, a época do ano também foi considerada, já que, devido as suas festividades e as baixas temperaturas, os bancos de sangue registram uma queda de até 30% na quantidade de doações.
Todo mundo pode doar sangue?
Quase todo mundo pode doar sangue em todas as épocas do ano! Mas, existe uma listinha com algumas orientações, já que, dependendo da situação ou de algum procedimento realizado anteriormente, a doação deverá ser adiada. Tirando isso, as doações podem ser feitas normalmente. Se você atende aos requisitos básicos, a doação tá liberada no hemocentro de sua preferência.

Doando na quarentena: Mesmo com a pandemia do Covid-19, você pode fazer sua doação normalmente, os locais são seguros e seguem todas as regras de higienização. Para evitar aglomeração, os hemocentros também estão agendando horário para mais segurança dos doadores.
Até quantas vidas meu sangue pode salvar?
Toda vez que você doa sangue, é retirada uma quantidade máxima de 450ml, mas não se preocupe, no período de 24h seu organismo já repõe essa quantidade facilmente. Parece pouco, mas essa bolsinha de sangue é capaz de salvar até 4 vidas, acredita? Para quem doa, as mudanças são pequenas, mas para quem recebe faz uma grande diferença, é a chance de uma nova vida! O sangue doado pode ser usado para o tratamento de pacientes com câncer, quem possui doenças crônicas, durante cirurgias e atendimentos de emergência.
Quanto tempo demora a doação?
Ah, o procedimento é bem rápido, dura em média 40 minutos. Primeiro é feito um cadastro do doador, no próprio local de doação, depois é feita uma triagem com a conferência dos sinais vitais, teste de anemia e entrevista com um profissional de saúde. Se tudo estiver certinho, é só seguir para a sala de coleta de sangue, que será feita por um profissional com materiais esterilizados e de uso individual. Antes de finalizar, é oferecido um lanche para garantir que o doador fique bem e hidratado.
O que acontece com o sangue doado?
Antes de enviar pra quem precisa, o sangue doado passa por um processo de triagem com a separação de seus componentes (hemácias, plaquetas e plasma). Na sequência, as amostras são enviadas para laboratórios, que farão exames para verificar se existem doenças transmissíveis, além de classificar o tipo sanguíneo. Estando tudo ok, o sangue é liberado para distribuição e deverá ficar armazenado de acordo com o prazo de validade de cada componente.
Quantas vezes por ano posso doar?
Que bom seria se pudéssemos doar sempre sem nenhuma restrição, não é mesmo? Mas não é assim que funciona, nosso organismo precisa de intervalos entre uma doação e outra. Por isso, homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo no máximo 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar de 3 em 3 meses, sendo no máximo 3 doações anuais.
Por que doamos tão pouco?
Infelizmente, os brasileiros não têm a cultura de doar sangue. Quando doamos, geralmente é porque algum familiar ou amigo pediu e depois seguimos nossa vida normal, sem criar esse hábito tão generoso. Só pra você ter uma ideia, segundo os dados da campanha Partiu Doar Sangue, apenas 1,8% da população realiza doações frequentes, sendo que precisaríamos pelo menos de 3,5% da população doando e o cenário ideal seria em trono de 5%. Muito pouco né? Por isso, é importante que você doe e incentive sua família e amigos a praticarem esse ato de amor ao próximo!
Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.