Quem dirige pelo Tocantins, seja na capital Palmas, percorrendo a Belém-Brasília (BR-153) ou visitando as belezas do Jalapão, sabe que estar com …
Últimas do Blog
Quem dirige pelo Tocantins, seja na capital Palmas, percorrendo a Belém-Brasília (BR-153) ou visitando as belezas do Jalapão, sabe que estar com …
Quem dirige pelo Amapá, seja encarando o trânsito de Macapá, cruzando a Ponte Binacional em Oiapoque ou viajando para Santana e Mazagão, …
Quem dirige pelo Acre, seja enfrentando o trânsito de Rio Branco, pegando a estrada para Xapuri ou circulando por Cruzeiro do Sul, …
Quem dirige por Roraima, seja nas largas avenidas de Boa Vista, pegando a estrada rumo à fronteira com a Guiana ou Venezuela, …
Você que vive em Rondônia conhece bem a importância de ter um carro regularizado, seja para encarar a rotina em Porto Velho, …
Saiba tudo sobre o novo Free Flow Túnel Santos–Guarujá e se prepare para viagens mais rápidas, sem praças de pedágio. Descubra onde serão os pórticos, como pagar e acompanhe tudo pelo SuperApp Sem Parar.
Compartilhe este post:
Escute o resumo deste post:
A conexão entre Santos e Guarujá, duas cidades vitais para a economia e o turismo do litoral paulista, está prestes a passar pela maior transformação de sua história. O projeto do túnel imerso que ligará as duas margens do estuário é aguardado há décadas, prometendo solucionar os gargalos logísticos da travessia atual, majoritariamente realizada por balsas. Esta obra monumental não apenas aproximará as cidades, mas também trará consigo uma revolução na forma como interagimos com a infraestrutura viária: a implementação do sistema de pedágio Free Flow Túnel Santos–Guarujá. Se você mora na região, trabalha no Porto de Santos, ou simplesmente visita o litoral com frequência, entender essa nova tecnologia não é apenas uma conveniência, é uma necessidade. O futuro da mobilidade na Baixada Santista será digital, automático e sem paradas.
O conceito de Free Flow, ou “fluxo livre”, representa o estado da arte em cobrança de tarifas de pedágio. Diferente do modelo tradicional que conhecemos, com cabines, cancelas e a necessidade de parar o veículo para efetuar o pagamento, o Free Flow permite que o tráfego flua continuamente. Isso significa viagens mais rápidas, menos estresse e um impacto ambiental reduzido. No entanto, essa modernização exige uma mudança de comportamento por parte dos motoristas. A responsabilidade pelo pagamento da tarifa se transforma, saindo da interação física na cabine para um processo digitalizado. Embora a data exata para a inauguração do túnel e a ativação do sistema Free Flow ainda esteja em definição, a preparação deve começar agora. A adaptação antecipada garante que, quando o sistema entrar em operação, você possa usufruir de todos os seus benefícios sem surpresas ou multas. A transição para o pedágio eletrônico é uma tendência global que visa otimizar a eficiência dos sistemas de transporte.
Este guia definitivo foi elaborado para detalhar todos os aspectos do futuro pedágio eletrônico no Túnel Santos–Guarujá. Abordaremos profundamente o que é o Free Flow, como a tecnologia de câmeras e sensores identifica seu veículo, e quais são as vantagens concretas para o seu dia a dia e para a economia regional. Explicaremos as diferentes formas de pagamento, destacando a praticidade e os benefícios exclusivos de utilizar uma tag de pedágio, como a Tag Sem Parar, que automatiza todo o processo e garante descontos na tarifa. Você também entenderá como funcionará a cobrança para quem não possui tag, os prazos para pagamento e as consequências severas da inadimplência. Prepare-se para navegar pelo futuro da mobilidade na Baixada Santista com confiança e tranquilidade, entendendo cada detalhe dessa inovação tecnológica que redefinirá a conexão entre Santos e Guarujá.
O Pedágio Free Flow no Túnel Santos–Guarujá será a espinha dorsal do sistema de cobrança desta nova e crucial infraestrutura de transporte. Para compreender plenamente seu impacto, é essencial desmistificar o termo e entender a mecânica por trás dessa operação aparentemente simples, mas tecnologicamente complexa. A adoção desse modelo representa uma mudança de paradigma na gestão de rodovias no Brasil, focando na eficiência operacional e na experiência do usuário.
Free Flow, em tradução literal, significa “fluxo livre”. No contexto de rodovias e infraestruturas de transporte, refere-se a um sistema de pedágio sem cancela ou pedágio eletrônico em pista livre. A definição técnica é um modelo de cobrança de tarifas que não requer que o veículo pare ou sequer reduza significativamente sua velocidade ao passar pelo ponto de coleta.
O objetivo principal do Free Flow é dissociar a cobrança da tarifa da necessidade de uma barreira física. Em um pedágio tradicional, a cancela serve como garantia de pagamento: o motorista paga, a cancela abre. No sistema Free Flow, essa garantia é substituída por tecnologia avançada de monitoramento e um sistema de cobrança posterior ou automático. Isso transforma a experiência do usuário, tornando a viagem mais fluida e eficiente. Para o Túnel Santos–Guarujá, isso é particularmente crítico, pois o objetivo da obra é justamente otimizar o tempo de travessia entre as duas cidades, algo que seria comprometido se houvesse paradas obrigatórias para pagamento. O pedágio digital assegura que a infraestrutura entregue seu potencial máximo de agilidade.
A operação do Free Flow baseia-se na identificação precisa de cada veículo que utiliza a infraestrutura. Quando o túnel estiver operacional, pórticos serão instalados nas suas entradas ou ao longo do percurso. Estes pórticos não se parecem com praças de pedágio; são estruturas metálicas leves que sustentam os equipamentos necessários sobre a via.
A cobrança ocorrerá de duas maneiras principais, garantindo a cobertura de todos os veículos:
Esta é a forma prioritária e mais recomendada de cobrança. Se o veículo possuir uma tag de pedágio válida e ativa (como a Tag Sem Parar) instalada no para-brisa, os sensores no pórtico irão detectá-la através de Identificação por Radiofrequência (RFID). O sistema identifica a tag, verifica sua validade junto à operadora e debita automaticamente a tarifa da conta do usuário. Para o motorista, a experiência é totalmente transparente; ele simplesmente passa pelo pórtico sem nenhuma ação necessária. O sistema registra a passagem e o valor é cobrado na fatura do serviço de tag.
Para os veículos que não possuem uma tag, ou cuja tag esteja inativa ou bloqueada, o sistema ativa um segundo nível de identificação. Câmeras de alta resolução e tecnologia OCR capturam imagens da placa dianteira e traseira do veículo. O software analisa a imagem, “lê” os caracteres da placa e consulta a base de dados de veículos. Neste caso, a cobrança não é automática. O proprietário do veículo terá a responsabilidade de acessar os canais de pagamento da concessionária (site ou aplicativo) posteriormente para quitar o débito gerado para aquela placa.
A combinação desses dois métodos garante que todos os veículos sejam registrados e cobrados, mantendo o fluxo livre na via e a justiça tarifária.
O sistema Free Flow é um ecossistema tecnológico complexo que integra hardware de ponta e software sofisticado. Os pórticos do Free Flow Túnel Santos–Guarujá serão equipados com uma série de dispositivos que trabalham em conjunto:
Dica do especialista: A precisão da tecnologia Free Flow é extremamente alta, superando 99% na maioria das implementações globais. No entanto, a manutenção da sua parte também é importante. Garanta que sua placa esteja sempre limpa e legível, e se utilizar uma tag, certifique-se de que ela esteja corretamente instalada no para-brisa, conforme as instruções do Sem Parar, para garantir a leitura eficiente via RFID e evitar inconsistências na cobrança.
A diferença entre o Free Flow e o pedágio tradicional vai muito além da presença ou ausência de cancelas. Trata-se de uma mudança fundamental na filosofia de operação, na infraestrutura física e na experiência do usuário.
Característica | Pedágio Tradicional (com cancela) | Pedágio Free Flow (Fluxo Livre) |
Fluxo de Tráfego | Interrompido. Necessidade de parar ou reduzir drasticamente a velocidade (para 40 km/h nas pistas automáticas). | Contínuo. Veículos mantêm a velocidade operacional da via. |
Cobrança | Física (dinheiro, cartão) ou automática (tag), mas sempre no local da praça. | Exclusivamente digital. Automática (tag) ou pós-paga (placa). |
Infraestrutura Física | Grandes praças de pedágio, cabines, cancelas. Necessita de grande área para construção e manutenção. | Pórticos leves e compactos. Menor impacto ambiental e urbanístico. |
Tempo de Viagem | Aumenta devido às filas e ao tempo de transação na cabine. | Reduzido. Eliminação de gargalos nos pontos de cobrança. |
Segurança Viária | Risco de colisões traseiras devido à frenagem brusca e mudanças de faixa próximo às praças. | Aumentada. Fluxo uniforme reduz o risco de acidentes por frenagem inesperada. |
Custos Operacionais | Elevados (manutenção da infraestrutura física, equipe de arrecadação, segurança de valores). | Reduzidos (operação totalmente automatizada e digital). |
Flexibilidade Tarifária | Tarifas geralmente fixas por trecho. | Facilita a implementação de tarifas dinâmicas (por horário, nível de congestionamento) ou por quilômetro rodado. |
Responsabilidade do Pagamento | Imediata no local (exceto usuários de tag). | Pós-paga para usuários sem tag, exigindo ação proativa do motorista para evitar multas. |
Para o motorista que utilizará o Túnel Santos–Guarujá, a diferença mais perceptível será a tranquilidade de uma viagem sem interrupções. No entanto, essa comodidade vem acompanhada da necessidade de adaptação ao modelo de pagamento digital, seja adotando uma tag de pedágio ou lembrando-se de efetuar o pagamento manual dentro do prazo estipulado.
A implementação do sistema Free Flow no Túnel Santos–Guarujá não é apenas uma modernização tecnológica; é um vetor de transformação para a mobilidade, a economia e a qualidade de vida na Baixada Santista. Considerando que o principal objetivo do túnel é agilizar uma travessia que hoje enfrenta longas esperas nas balsas, a adoção do pedágio sem cancela potencializa os ganhos esperados com a nova infraestrutura, garantindo que ela opere em sua máxima eficiência.
A vantagem mais imediata e perceptível do Free Flow é a eliminação completa das barreiras físicas de cobrança. Em sistemas de pedágio convencionais, a capacidade de processamento de veículos é limitada pelo número de cabines e pelo tempo que cada transação leva. Mesmo nas pistas automáticas com cancela, há uma necessidade de redução de velocidade e um tempo de processamento para a abertura da barreira.
O Free Flow remove essa restrição física. Os veículos podem trafegar na velocidade regulamentar da via sem necessidade de desaceleração específica para o pagamento. Isso significa que a capacidade da via é utilizada em sua plenitude. Em horários de pico ou durante feriados prolongados, quando o volume de tráfego aumenta exponencialmente, o sistema Free Flow evita a formação dos congestionamentos quilométricos que tradicionalmente se formam nas praças de pedágio. Para a ligação Santos-Guarujá, isso garante que o tempo de travessia seja sempre previsível e rápido, cumprindo a promessa de agilidade da nova obra.
O tempo é um dos ativos mais valiosos na logística e na vida moderna. A redução no tempo de viagem proporcionada pelo Free Flow é substancial. Estudos indicam que a eliminação de paradas em pedágios pode reduzir significativamente o tempo total de percurso, especialmente em áreas urbanas congestionadas.
Além do tempo economizado, há um ganho significativo em eficiência energética. O ciclo de “anda e para” característico dos congestionamentos é o cenário menos eficiente para o consumo de combustível. Quando um veículo mantém uma velocidade constante, o motor opera em sua faixa de rotação ideal, consumindo menos combustível por quilômetro rodado. A relação entre infraestrutura de transporte e consumo de energia é um fator crítico na análise de viabilidade de projetos.
Para os caminhoneiros que transportam cargas do Porto de Santos, essa economia é vital. Menos tempo parado significa maior produtividade e menor custo operacional com diesel. Para o motorista comum, significa menos gasto no posto de gasolina e menos tempo perdido no trânsito.
Dica do especialista: Mesmo com o fluxo livre, manter uma velocidade constante e dentro dos limites regulamentares é a chave para maximizar a economia de combustível. O Free Flow facilita isso, mas a condução consciente continua sendo essencial. Utilize o SuperApp Sem Parar para monitorar seus gastos com combustível e pedágios, otimizando ainda mais seu orçamento de transporte.
A relação entre o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono (CO₂) e outros poluentes atmosféricos é direta. Ao otimizar o fluxo de tráfego e reduzir o consumo de combustível, o sistema Free Flow torna-se um aliado importante da sustentabilidade ambiental na Baixada Santista.
Quando milhares de veículos deixam de ficar parados em filas, com os motores ligados, ou evitam o processo ineficiente de frenagem e reaceleração, a quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera diminui drasticamente. Praças de pedágio tradicionais são pontos de concentração de poluição (hotspots). Em uma região com intensa atividade portuária e industrial, qualquer redução na emissão veicular é benéfica para a qualidade do ar e a saúde pública. A implementação do Free Flow alinha a nova infraestrutura às diretrizes modernas de mobilidade sustentável.
A fluidez do tráfego e a segurança viária estão intrinsecamente conectadas. Um dos pontos mais críticos em rodovias pedagiadas convencionais são justamente as proximidades das praças de pedágio. Nesses locais, ocorrem diversos comportamentos de risco:
Esses comportamentos são causas frequentes de colisões traseiras. O sistema Free Flow elimina esses pontos de conflito. Ao permitir que todos os veículos mantenham uma velocidade uniforme e constante, sem a necessidade de mudanças de faixa para pagamento ou frenagens inesperadas, o risco de acidentes diminui consideravelmente. O tráfego torna-se mais homogêneo e previsível, aumentando a segurança para todos os usuários do Túnel Santos–Guarujá.
A experiência do usuário é radicalmente transformada com o Free Flow. Para o motorista de carro de passeio, a viagem torna-se mais confortável, menos estressante e mais rápida. A sensação de atravessar o túnel sem interrupções contribui para uma percepção positiva da infraestrutura e da tecnologia empregada.
Para os caminhoneiros, os benefícios são ainda mais palpáveis. O transporte de cargas pesadas envolve desafios específicos. A frenagem e, principalmente, a reaceleração de um caminhão carregado consomem muito tempo e combustível, além de causar maior desgaste nos componentes mecânicos (freios, embreagem, transmissão). Eliminar paradas desnecessárias significa menor custo de manutenção, maior eficiência logística e menor fadiga para o motorista profissional.
Para ambos os perfis, a chave para a melhor experiência possível é a adoção do pagamento automático via tag. Usuários da Tag Sem Parar, por exemplo, não precisam se preocupar com prazos de pagamento ou acesso a sites de concessionárias. A tecnologia cuida de tudo, permitindo que o foco esteja apenas na condução segura.
A localização exata dos pórticos de cobrança é uma decisão estratégica no projeto de qualquer sistema Free Flow. Diferente das praças de pedágio tradicionais, que exigem grandes áreas planas para sua construção, os pórticos são estruturas flexíveis que podem ser instaladas em pontos mais convenientes ao longo da via.
No caso específico do Túnel Santos–Guarujá, a estrutura da obra é composta pelo túnel imerso propriamente dito e pelas vias de acesso em ambas as margens (Santos e Guarujá). O objetivo do sistema de cobrança é registrar todos os veículos que realizam a travessia.
Embora o projeto executivo final definirá a posição exata, a lógica operacional sugere que os pórticos serão posicionados estrategicamente nas vias de acesso ao túnel, antes dos emboques (entradas). Isso garante que apenas os veículos que efetivamente utilizarão a travessia sejam cobrados e permite espaço suficiente para sinalização adequada.
(Tom suave) A chegada do Free Flow no Túnel Santos–Guarujá é uma excelente notícia para a mobilidade na região. No entanto, como toda novidade tecnológica, ela exigirá uma pequena adaptação por parte dos motoristas. A principal mudança é que a cobrança do pedágio será feita sem que você perceba fisicamente, através dos novos pórticos.
É natural ter dúvidas sobre como isso funcionará na prática. Por isso, a preparação antecipada é o caminho mais tranquilo para garantir que você aproveite todos os benefícios do novo túnel sem preocupações com multas ou pagamentos pendentes.
Embora a inauguração do túnel e a ativação do Free Flow sejam eventos futuros, começar a se preparar agora é uma decisão inteligente. A melhor forma de fazer isso é adotando a tecnologia que o sistema prioriza: a tag de pedágio.
Se você ainda não utiliza uma tag, este é o momento ideal para considerar a adesão a um serviço como o Sem Parar. Adquirir a tag agora não só facilita sua vida nos pedágios atuais, mas também garante que você estará 100% pronto para o Free Flow desde o primeiro dia de operação do túnel.
Se você já utiliza a Tag Sem Parar em outras rodovias, com um plano que cobre o Free Flow, temos uma ótima notícia: você já está pronto! O sistema automaticamente reconhecerá sua passagem e efetuará a cobrança de forma transparente, com todos os descontos aplicáveis.
Dica do especialista: Não espere a inauguração do túnel para adquirir sua tag. O sistema Free Flow já é uma realidade em diversas rodovias brasileiras e a tendência é de expansão acelerada. Ao adquirir a Tag Sem Parar agora, você se familiariza com a tecnologia e garante que estará preparado para o futuro da mobilidade, evitando qualquer risco de multa por desconhecimento ou esquecimento quando o Túnel Santos–Guarujá iniciar sua operação.
Conscientizar-se sobre essa mudança futura permite uma transição suave. O objetivo é que a tecnologia sirva para facilitar a sua vida, e a preparação é a chave para garantir que essa facilidade seja plenamente aproveitada.
A implementação do Free Flow no Túnel Santos–Guarujá vai além da simples automação da cobrança de pedágio. Ela representa um pilar fundamental na construção de um ecossistema de mobilidade inteligente na Baixada Santista. Para entender essa contribuição, precisamos primeiro definir o conceito e explorar como o Free Flow se integra a ele.
Mobilidade inteligente, ou Smart Mobility, refere-se ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para criar sistemas de transporte mais eficientes, seguros, sustentáveis e centrados no usuário. Não se trata apenas de ter carros mais modernos, mas de como toda a infraestrutura de transporte (vias, veículos, sistemas de controle e usuários) se comunica e interage para otimizar os deslocamentos.
Os pilares da mobilidade inteligente incluem conectividade em tempo real, análise de dados (Big Data), automação de processos e foco na sustentabilidade. O Free Flow atua diretamente em vários desses pilares, funcionando como um sensor avançado e um facilitador da eficiência operacional. Ele transforma o pedágio de uma barreira física em um serviço digital fluido.
O sistema Free Flow é uma fonte riquíssima de dados em tempo real. Cada passagem de veículo gera um registro detalhado que inclui horário, localização, classificação do veículo e, indiretamente, velocidade. Quando agregados e analisados, esses dados oferecem insights poderosos sobre os padrões de tráfego na ligação Santos-Guarujá.
A integração ocorre em múltiplos níveis:
Essa capacidade de gerar e integrar dados transforma o pedágio em um componente ativo na gestão inteligente da mobilidade.
A contribuição do Free Flow para a gestão de tráfego vai além da eliminação de filas nas praças de pedágio. A capacidade de monitorar o fluxo continuamente permite a implementação de estratégias avançadas de controle.
Por exemplo, os dados gerados podem subsidiar a implementação futura de tarifas dinâmicas. Em um cenário de mobilidade inteligente, a tarifa do pedágio poderia variar de acordo com a demanda (mais cara nos horários de pico, mais barata em horários de baixa utilização) para incentivar a distribuição do tráfego ao longo do dia, otimizando o uso do túnel.
Na segurança, o Free Flow também desempenha um papel importante. Os pórticos, equipados com câmeras de alta resolução, podem ser integrados aos sistemas de segurança pública. Isso permite a identificação de veículos roubados, furtados ou envolvidos em atividades criminosas que utilizem o túnel, aumentando a segurança regional. Além disso, a capacidade de classificar os veículos com precisão ajuda na fiscalização do transporte de cargas, verificando excesso de peso ou dimensões inadequadas que possam comprometer a segurança dentro do túnel.
A mobilidade inteligente depende de ecossistemas integrados e interoperáveis. A parceria entre a concessionária responsável pelo Túnel Santos–Guarujá e sistemas de pagamento digital, como o Sem Parar, é crucial para a viabilidade e a eficiência do Free Flow.
O Sem Parar não é apenas um meio de pagamento; é uma plataforma de serviços de mobilidade que facilita a interação do usuário com a infraestrutura digital. A integração permite:
Ao adotar o Free Flow e integrá-lo a plataformas como o Sem Parar, o Túnel Santos–Guarujá se posiciona na vanguarda da inovação em transporte, oferecendo uma infraestrutura que não é apenas rápida, mas também inteligente e conectada.
A infraestrutura de transporte é a base sobre a qual se desenvolvem as atividades econômicas de uma região. Na Baixada Santista, onde o Porto de Santos (o maior complexo portuário da América Latina) coexiste com importantes destinos turísticos, a mobilidade eficiente é um fator crítico de competitividade. O Túnel Santos–Guarujá, operando com o sistema Free Flow, tem o potencial de impulsionar significativamente tanto o comércio quanto o turismo regional, ao remover barreiras históricas ao deslocamento.
A relação entre Santos e Guarujá é de profunda interdependência, mas atualmente limitada pelos gargalos da travessia por balsas ou pela longa rota rodoviária alternativa. O túnel criará uma ligação direta, rápida e previsível. A adoção do Free Flow maximiza essa eficiência ao garantir que não haverá novos pontos de parada para pagamento de pedágio.
Guarujá é um dos principais destinos turísticos do litoral paulista. A dificuldade de acesso, especialmente em feriados e alta temporada, muitas vezes desencoraja turistas. Com o túnel e o Free Flow, o tempo de viagem será reduzido e, mais importante, será previsível. Turistas poderão acessar as praias e atrações do Guarujá com muito mais facilidade e conforto. A experiência de uma viagem sem interrupções contribui para uma percepção positiva do destino, incentivando visitas mais frequentes e o turismo de curta duração (“bate e volta”).
O Porto de Santos opera em ambas as margens do estuário. A movimentação de cargas e profissionais entre as duas margens é intensa. O Free Flow agiliza essa logística. O transporte de mercadorias torna-se mais rápido, reduzindo o “Custo Brasil” associado aos atrasos logísticos. A melhoria na infraestrutura de transportes tem um impacto direto na redução dos custos de transação e no aumento da competitividade econômica (Fonte: World Bank, https://data.worldbank.org, dados sobre logística e infraestrutura).
Além disso, o comércio local em ambas as cidades se beneficia da maior integração. Fornecedores, prestadores de serviços e consumidores poderão circular entre Santos e Guarujá com fluidez inédita, expandindo mercados e oportunidades de negócio.
Os moradores da Baixada Santista são os maiores beneficiários dessa nova dinâmica de mobilidade. Milhares de pessoas vivem em uma cidade e trabalham ou estudam na outra. Para esses cidadãos, a travessia diária é um fardo significativo em termos de tempo e estresse.
A redução do tempo de deslocamento diário significa mais tempo livre para lazer, família e outras atividades. A diminuição do estresse associado às filas das balsas e ao trânsito imprevisível tem um impacto direto na qualidade de vida da população local.
Para os empreendedores locais, a facilidade de circulação abre novos horizontes. Um pequeno empresário em Guarujá poderá atender clientes em Santos com muito mais agilidade, e vice-versa. O setor de serviços, que depende muito da mobilidade (como entregas, manutenção e atendimento domiciliar), verá seus custos operacionais reduzidos e sua capacidade de atendimento ampliada. O setor hoteleiro e gastronômico também se beneficiará do aumento do fluxo de visitantes.
A melhoria na conectividade tende a impactar positivamente o mercado imobiliário. Áreas que antes eram consideradas de difícil acesso podem se tornar mais atrativas, tanto para moradia quanto para investimentos comerciais e turísticos.
Dica do especialista: Para moradores que farão a travessia com frequência, a adoção da Tag Sem Parar será essencial não apenas pela comodidade, mas também pela economia. O sistema Free Flow permite a aplicação de descontos progressivos para usuários frequentes (DUF), que são aplicados automaticamente apenas para quem possui tag. Isso pode representar uma economia significativa no orçamento mensal.
A mobilidade eficiente é um catalisador para o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades. Quando pessoas e mercadorias circulam com mais rapidez e menor custo, toda a cadeia produtiva se beneficia.
O Free Flow, ao garantir que a nova infraestrutura opere em sua máxima eficiência, assegura que esses benefícios econômicos sejam plenamente realizados. Ele remove as fricções no deslocamento, permitindo que o turismo floresça e o comércio prospere em um ambiente regional mais integrado e dinâmico.
O sucesso do sistema Free Flow depende inteiramente da precisão, confiabilidade e integração das tecnologias empregadas. O ambiente do Túnel Santos–Guarujá exige o que há de mais moderno em termos de hardware e software de monitoramento viário para garantir a identificação correta de todos os veículos e a aplicação justa da tarifa.
A tecnologia OCR (Optical Character Recognition), também conhecida como ALPR (Automatic License Plate Recognition), é um dos pilares do Free Flow. Ela é responsável por identificar os veículos que não possuem tag ou cuja tag falhou na leitura.
O processo envolve várias etapas sofisticadas:
A robustez dessa tecnologia é fundamental para garantir que todos os usuários sejam cobrados corretamente e para minimizar a evasão de pedágio.
Enquanto as câmeras OCR identificam quem está passando, os sensores de detecção e classificação determinam o quê está passando. A tarifa do pedágio varia significativamente entre um carro de passeio, uma motocicleta e um caminhão de múltiplos eixos. A classificação precisa é, portanto, essencial para a justiça tarifária.
Os pórticos do Free Flow utilizam uma combinação de sensores para realizar essa tarefa:
A fusão dos dados desses sensores permite ao sistema classificar o veículo com extrema precisão.
Embora o briefing mencione “balanças automáticas”, é importante distinguir a classificação veicular (para pedágio) da pesagem em movimento (WIM – Weigh-in-Motion), que serve para fiscalização de excesso de peso. Sistemas WIM podem ser integrados aos pórticos ou instalados nas proximidades. Sensores no pavimento medem o peso de cada eixo enquanto o veículo está em movimento. Isso é crucial para preservar a integridade estrutural do túnel e garantir a segurança viária, fiscalizando o transporte de cargas.
Dica do especialista: A tecnologia de classificação é projetada para ser justa e precisa. Motoristas de veículos de carga devem estar cientes de que o sistema identificará automaticamente o número de eixos para a cobrança, incluindo os eixos suspensos, conforme a regulamentação aplicável à concessão.
A etapa final do processo Free Flow é a efetivação da cobrança. Isso requer conectividade robusta e segura entre os equipamentos no pórtico, o centro de controle da concessionária e os sistemas de pagamento digital, como o Sem Parar.
Para usuários com Tag (Sem Parar):
Se uma tag válida for detectada (via RFID), o sistema da concessionária envia uma requisição de cobrança para a operadora da tag (Sem Parar) através de uma API segura. A API do Sem Parar recebe a informação da transação, verifica o status da conta do usuário e aprova a transação em frações de segundo. A cobrança é então lançada na fatura do cliente Sem Parar. Essa integração garante interoperabilidade e centraliza os pagamentos.
A segurança cibernética é uma prioridade máxima. A proteção dos dados dos usuários (informações da placa, dados de pagamento) é garantida por protocolos de criptografia avançados e auditorias constantes, assegurando a confiabilidade e a integridade de todo o sistema Free Flow Túnel Santos–Guarujá. A parceria com empresas estabelecidas como o Sem Parar adiciona uma camada extra de confiança, pois utilizam sistemas de pagamento robustos e comprovados no mercado.
Esta é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em pedágio Free Flow. A resposta curta é: não, você não é obrigado a ter uma tag para utilizar o túnel. No entanto, a experiência de uso e o processo de pagamento serão radicalmente diferentes dependendo da sua escolha. Compreender as nuances de cada opção é fundamental para tomar a melhor decisão.
Sim, o sistema Free Flow é projetado para ser universal, garantindo que todos os veículos possam utilizar a infraestrutura, independentemente de possuírem ou não um dispositivo de pagamento automático. A tecnologia empregada nos pórticos permite a identificação tanto por radiofrequência (tags) quanto por leitura de placa (OCR).
Essa dualidade garante a acessibilidade, mas também introduz diferentes níveis de conveniência, custo e risco para o usuário.
Optar por utilizar uma tag eletrônica, como a Tag Sem Parar, oferece vantagens significativas que vão muito além da simples comodidade do pagamento automático.
Em resumo, a tag transforma o pedágio de uma preocupação em uma solução transparente e eficiente.
Dica do especialista: Se você já possui uma Tag Sem Parar, verifique no SuperApp se o seu plano atual oferece cobertura para o sistema Free Flow. A maioria dos planos modernos já inclui essa funcionalidade. Se você estiver pronto no aplicativo, estará pronto para o Túnel Santos–Guarujá desde o primeiro dia de operação, sem necessidade de qualquer ação adicional.
Para os motoristas que optarem por não utilizar uma tag, o processo de pagamento exige atenção e disciplina. Funciona da seguinte forma:
Este processo é totalmente manual e dependente da ação do usuário. Não há envio de boleto para a residência do motorista. A responsabilidade de verificar e pagar é inteiramente do condutor.
Conforme as diretrizes para o projeto, o prazo oficial para pagamento do pedágio eletrônico no Túnel Santos–Guarujá será de 30 dias corridos após a passagem. Este prazo é o limite máximo para quitar o débito sem penalidades.
As consequências do atraso ou não pagamento são severas e cumulativas:
Diante da complexidade do pagamento manual e das graves consequências da inadimplência, o uso da tag eletrônica é fortemente recomendado para todos os motoristas, sejam eles usuários frequentes ou esporádicos do Túnel Santos–Guarujá.
A recomendação baseia-se na relação custo-benefício. O pequeno custo de manutenção de um serviço como o Sem Parar é largamente compensado pelos descontos obtidos nas tarifas e, principalmente, pela tranquilidade de estar em conformidade com a lei automaticamente. A tag elimina o fator humano (esquecimento, falta de tempo para acessar o site) da equação do pagamento.
Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, automatizar processos recorrentes como o pagamento de pedágios é uma decisão inteligente. O Free Flow é o futuro da mobilidade, e a tag é a chave para navegar nesse futuro com segurança, economia e praticidade.
Um dos grandes atrativos do sistema Free Flow, e um incentivo crucial para a adoção de tags eletrônicas, é a possibilidade de obter descontos significativos nas tarifas de pedágio. Esses descontos visam recompensar os motoristas que contribuem para a eficiência do sistema (usando pagamento automático) e aqueles que utilizam a infraestrutura com frequência. É fundamental entender que esses descontos são exclusivos para usuários que possuem uma tag de pedágio válida e ativa, como a Sem Parar.
A regulamentação que rege as concessões rodoviárias com Free Flow no Brasil estabelece dois tipos principais de desconto, que deverão ser aplicados no Túnel Santos–Guarujá. (Nota: O termo técnico usualmente adotado no mercado é Desconto Básico de Tarifa – DBT).
Este é o desconto mais simples e direto. Ele oferece uma redução percentual fixa sobre o valor da tarifa cheia, apenas pelo fato de o motorista utilizar o pagamento automático via tag. O percentual padrão geralmente adotado é de 5%. Isso significa que, a cada passagem pelo pórtico, o usuário da tag paga 5% a menos do que o usuário que opta pelo pagamento manual. O DBT é um incentivo claro para a digitalização e automação da cobrança, válido desde a primeira passagem.
Este desconto é voltado para os motoristas que utilizam o trecho com regularidade, como moradores da região que se deslocam diariamente entre Santos e Guarujá. O DUF é um sistema progressivo de descontos aplicados dentro do mesmo mês calendário.
Funciona da seguinte forma: a partir de um determinado número de passagens pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, dentro do mês, o desconto começa a ser aplicado e aumenta progressivamente a cada nova passagem, até atingir um limite máximo estabelecido no contrato de concessão.
O DUF é projetado especificamente para veículos leves (carros de passeio) e visa mitigar o impacto financeiro do pedágio para os usuários mais assíduos. No primeiro dia do mês seguinte, o ciclo se reinicia.
Embora o DBT e o DUF sejam mecanismos padronizados, os percentuais exatos, os limites máximos de desconto e as condições específicas de elegibilidade são definidos no contrato de concessão do Túnel Santos–Guarujá.
As regras podem sofrer ajustes ou atualizações ao longo do tempo. Portanto, é crucial que os motoristas consultem os canais oficiais da concessionária responsável pelo túnel assim que ela for definida e iniciar a comunicação sobre o sistema Free Flow. A transparência sobre as regras de desconto garante que os usuários possam planejar seus gastos e entender plenamente os benefícios a que têm direito. Confiar em informações não oficiais pode levar a expectativas incorretas sobre o custo da travessia.
Dica do especialista: Fique atento às comunicações oficiais sobre o início da operação e as tabelas de desconto do DUF. Se você planeja usar o túnel diariamente, entender a progressão do desconto permitirá calcular com precisão seu gasto mensal com pedágio e maximizar sua economia.
A beleza do sistema de descontos no Free Flow é que ele é totalmente automatizado para usuários de tags. Não há necessidade de cadastro adicional, solicitação de desconto ou apresentação de comprovantes de frequência.
O sistema de backend da concessionária é programado para reconhecer automaticamente a tag do veículo (por exemplo, a sua Tag Sem Parar) a cada passagem.
Quando a concessionária envia a transação para o Sem Parar, o valor enviado já é o valor líquido, com todos os descontos aplicados. No extrato do SuperApp Sem Parar, o motorista verá o valor debitado e, frequentemente, informações detalhadas sobre o desconto obtido naquela passagem. Essa automação garante que o usuário receba o benefício sem qualquer burocracia.
Além dos descontos financeiros diretos (DBT e DUF), o uso da Tag Sem Parar no contexto do Free Flow oferece vantagens operacionais e de gestão importantes:
Em suma, a combinação do Free Flow com o pagamento automático via Tag Sem Parar não é apenas a forma mais conveniente de utilizar o Túnel Santos–Guarujá, mas também a mais econômica e inteligente.
A flexibilidade de pagamento é uma característica do Free Flow, mas ela vem acompanhada de prazos estritos que devem ser rigorosamente observados para evitar penalidades. Entender o cronograma de pagamento é crucial para os motoristas que optarem por não utilizar uma tag eletrônica.
Para o futuro sistema Free Flow no Túnel Santos–Guarujá, o prazo estabelecido para que o motorista quite a tarifa após a passagem pelo pórtico será de 30 dias corridos.
Este período começa a contar a partir do momento exato da passagem do veículo pelo ponto de cobrança. É importante enfatizar que este prazo se aplica exclusivamente aos usuários que não possuem uma tag válida. Para usuários da Tag Sem Parar com a conta ativa e regular, o pagamento é processado automaticamente e o prazo de 30 dias não se aplica, pois a transação é liquidada instantaneamente.
O prazo de 30 dias é o limite máximo. O motorista pode (e deve) efetuar o pagamento o quanto antes para evitar esquecimentos.
Diferente das contas de consumo tradicionais, no sistema Free Flow, a concessionária não envia boletos ou faturas para a residência do proprietário do veículo. A responsabilidade de consultar os débitos e efetuar o pagamento é inteiramente do usuário.
O processo de consulta e pagamento será realizado através dos canais digitais oficiais da concessionária responsável pelo Túnel Santos–Guarujá. O procedimento padrão inclui:
É fundamental utilizar apenas os canais oficiais da concessionária para evitar fraudes ou golpes de boletos falsos.
Dica do especialista: Se você optar pelo pagamento manual, crie uma rotina para verificar os débitos. Por exemplo, estabeleça um lembrete semanal em sua agenda para acessar o site da concessionária. Atrasar o pagamento por simples esquecimento é a causa mais comum de multas no Free Flow.
As consequências de ultrapassar o prazo de 30 dias sem efetuar o pagamento são graves e imediatas. O sistema é automatizado e inflexível quanto aos prazos.
É crucial entender que a multa é aplicada por passagem. O risco financeiro de depender do pagamento manual sem a devida disciplina é extremamente elevado.
Caso o prazo tenha sido perdido e a multa aplicada, o motorista precisará lidar com duas frentes de regularização:
A regularização de pendências é um processo burocrático, custoso e estressante. A forma mais simples de evitar essa situação é garantir que o pagamento seja feito dentro do prazo ou, idealmente, automatizar o processo através do uso de uma tag como a Sem Parar.
A transição para o Free Flow exige que os motoristas escolham o método de pagamento que melhor se adapta às suas necessidades, priorizando a segurança e a conveniência. Embora existam múltiplas formas de pagamento, elas oferecem níveis muito diferentes de praticidade e risco de esquecimento.
Sem dúvida, o pagamento automático via tag eletrônica é o método mais recomendado, seguro e eficiente para utilizar o sistema Free Flow. Ele foi projetado para oferecer a melhor experiência possível ao usuário.
Veja como funciona com a Tag Sem Parar:
Para quem busca tranquilidade e economia, a Tag Sem Parar é a solução ideal.
Para aqueles que não possuem tag, o pagamento manual através dos canais digitais da concessionária é a alternativa.
Este método exige disciplina para acessar a plataforma regularmente e efetuar o pagamento dentro do prazo de 30 dias. Ele não oferece descontos e expõe o usuário ao risco de multas.
É vital utilizar exclusivamente os canais oficiais para consulta e pagamento, a fim de evitar fraudes. Assim que a concessionária responsável for definida e o sistema entrar em operação, os canais oficiais serão amplamente divulgados. Eles tipicamente incluem:
Nunca confie em boletos recebidos por e-mail, SMS ou correio sem antes verificar sua autenticidade nos canais oficiais.
A principal “dor” do sistema Free Flow para os motoristas é a gestão dos pagamentos manuais.
Dica do especialista: Automatizar esse processo não é apenas uma questão de conveniência, mas de gestão de risco financeiro. A Tag Sem Parar foi projetada exatamente para isso: transformar a complexidade do pedágio digital em uma solução simples e transparente. Ao automatizar, você garante conformidade legal e otimiza seus custos de viagem.
Reforçar as consequências da inadimplência é fundamental para conscientizar os motoristas sobre a importância do pagamento pontual. O não pagamento resulta em:
O custo financeiro e o transtorno burocrático de não pagar o pedágio Free Flow são desproporcionalmente altos em relação ao valor da tarifa, tornando o pagamento pontual ou automático a única escolha sensata.
A chegada do Túnel Santos–Guarujá e a implementação do sistema Free Flow exigirão adaptação por parte dos motoristas. Para garantir uma experiência segura, tranquila e econômica, algumas práticas são essenciais.
O planejamento de viagens deve agora incorporar a realidade do pedágio digital.
No sistema Free Flow, a placa do veículo é um meio de identificação crucial (principal para quem não tem tag e secundário para quem tem). A legibilidade da placa é, portanto, fundamental.
Faça uma rápida verificação visual das placas dianteira e traseira regularmente.
Esta é a dica mais valiosa para o Free Flow. A gestão de boletos pós-viagem é trabalhosa, arriscada e mais cara. A adoção da Tag Sem Parar resolve todas essas questões:
A tag transforma a experiência do Free Flow, tornando-a verdadeiramente “invisível” e eficiente.
Dica do especialista: Não subestime a conveniência da tag, mesmo se você for um usuário esporádico do túnel. Uma única multa por esquecimento (R$ 195,23) geralmente custa mais do que vários meses de mensalidade de um serviço de tag como o Sem Parar. Além disso, a tag pode ser usada em muitas outras situações, ampliando seus benefícios.
A fase de implementação e os primeiros meses de operação do Túnel Santos–Guarujá certamente serão acompanhados de muitas informações novas, possíveis ajustes no sistema e campanhas educativas.
Embora o Free Flow signifique “fluxo livre”, isso não significa que os limites de velocidade ou as regras de trânsito devam ser ignorados. A segurança deve ser sempre a prioridade máxima.
O objetivo do Free Flow é tornar a viagem mais rápida e segura. A colaboração dos motoristas através de uma condução responsável é essencial para alcançar esse objetivo.
O futuro da mobilidade na Baixada Santista está sendo desenhado com alta tecnologia, eficiência e sustentabilidade. O sistema Free Flow no Túnel Santos–Guarujá é um marco dessa transformação, representando a evolução natural dos sistemas de pedágio em um mundo cada vez mais conectado. Preparar-se para essa nova realidade é fundamental, e a tecnologia do Sem Parar se apresenta como a solução ideal para navegar nesse futuro com praticidade e inteligência.
A digitalização dos pedágios, materializada no sistema Free Flow, é uma tendência global irreversível. Ela responde às demandas por maior eficiência logística, redução de custos operacionais, melhoria da segurança viária e menor impacto ambiental. Em um país como o Brasil, onde o transporte rodoviário é predominante, a modernização da cobrança de tarifas é crucial para a competitividade econômica.
O Free Flow transforma o pedágio de uma barreira física em um serviço digital. Essa mudança de paradigma permite uma gestão de tráfego mais inteligente, tarifação mais justa e flexível, e uma experiência de viagem muito superior para o usuário.
O Sem Parar atua como um facilitador essencial nessa transição digital. Ele simplifica o uso do Free Flow ao eliminar as complexidades e riscos associados ao pagamento manual.
Reforçar que quem já usa a Tag Sem Parar com plano Free Flow estará automaticamente pronto para o Pedágio Eletrônico do túnel assim que ele for inaugurado.
A interoperabilidade é um dos grandes diferenciais do Sem Parar. A Tag Sem Parar é aceita em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil, incluindo todas as implementações existentes e futuras do sistema Free Flow. Isso significa que com uma única tag e uma única conta, você pode viajar por todo o país, utilizando tanto pedágios tradicionais (com cancela) quanto pórticos de fluxo livre, sem preocupações. Essa cobertura nacional garante consistência e conveniência em todas as suas viagens.
O Sem Parar evoluiu de uma simples tag de pedágio para uma plataforma completa de serviços de mobilidade, conectando os conceitos de mobilidade inteligente à vida real dos motoristas.
A mobilidade inteligente não se trata apenas de infraestrutura; trata-se de como utilizamos essa infraestrutura de forma eficiente e integrada. A Tag Sem Parar é a ferramenta que permite ao motorista acessar esse ecossistema de forma simples e direta.
Prepare-se hoje para a mobilidade de amanhã. Com a Tag Sem Parar, você garante que sua travessia pelo Túnel Santos–Guarujá será sempre rápida, econômica e sem preocupações.
O Túnel Santos–Guarujá será uma das obras de infraestrutura mais transformadoras do Brasil nas últimas décadas, redefinindo a dinâmica econômica, social e turística da Baixada Santista. A adoção do sistema Free Flow para a cobrança de pedágio potencializa os benefícios dessa conexão, garantindo uma travessia rápida, segura e sem interrupções. Esta modernização representa um salto qualitativo na mobilidade regional, alinhando a região às melhores práticas globais de gestão de tráfego inteligente e sustentável.
Ao longo deste guia, exploramos detalhadamente o funcionamento do pedágio sem cancela, as tecnologias envolvidas e as vantagens concretas que ele trará. Também destacamos a mudança fundamental na responsabilidade do pagamento. No Free Flow, a comodidade do fluxo livre exige que o motorista adote uma postura proativa em relação à quitação das tarifas, seja automatizando o processo ou gerenciando os pagamentos manuais dentro do prazo de 30 dias.
A principal conclusão é que, embora o sistema permita o pagamento manual via leitura de placa, a utilização de uma tag eletrônica é a forma mais inteligente, econômica e segura de interagir com o Free Flow. A Tag Sem Parar se destaca como a solução ideal, oferecendo pagamento automático, acesso exclusivo a descontos (DBT e DUF), prevenção de multas por esquecimento e uma plataforma completa para gestão da mobilidade no SuperApp.
Embora a inauguração do túnel ainda esteja no futuro, a preparação deve começar agora. Adquirir e ativar uma Tag Sem Parar é o passo mais importante para garantir que você esteja pronto para usufruir de todos os benefícios do Túnel Santos–Guarujá desde o primeiro dia, sem surpresas ou complicações.
O futuro da mobilidade é digital, fluido e integrado. Abrace essa transformação e prepare-se para uma nova era na conexão entre Santos e Guarujá. Garanta já sua Tag Sem Parar e esteja pronto para o Free Flow.
O Free Flow é um sistema inovador de pedágio eletrônico que elimina a necessidade de cancelas e cabines de cobrança. Em português, significa “fluxo livre”, o que descreve perfeitamente sua principal característica: permitir que os veículos passem pelo ponto de cobrança sem precisar parar ou reduzir a velocidade. A identificação do veículo é feita automaticamente por meio de tecnologia avançada, utilizando câmeras inteligentes para leitura de placas ou sensores que detectam tags eletrônicas instaladas nos para-brisas. Isso resulta em viagens mais rápidas, eficientes e confortáveis para os motoristas.
Não, o sistema Free Flow ainda não está em operação no Túnel Santos–Guarujá. O túnel em si está em fase de projeto e construção. O sistema de pedágio eletrônico será implementado quando a infraestrutura estiver concluída e pronta para operação. Embora a data exata ainda não esteja definida, é crucial que os motoristas da região comecem a se preparar desde já para essa mudança tecnológica. Entender como funciona e providenciar um meio de pagamento automático, como a Tag Sem Parar, garantirá uma transição tranquila quando o sistema for ativado no futuro.
Seu veículo será identificado através de pórticos instalados nas vias de acesso ao túnel. Estes pórticos são equipados com um conjunto de sensores e câmeras de alta tecnologia. A identificação prioritária ocorre via radiofrequência, detectando tags de pedágio como a Sem Parar instaladas no veículo. Caso o veículo não possua uma tag ativa, o sistema utiliza câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para ler automaticamente a placa dianteira e traseira. Além disso, sensores a laser classificam o tipo de veículo para garantir a cobrança correta da tarifa.
Não há obrigatoriedade legal de possuir uma tag para utilizar o Túnel Santos–Guarujá quando ele estiver operando com o Free Flow. O sistema é projetado para identificar todos os veículos, inclusive aqueles sem tag, através da leitura da placa. No entanto, optar por não usar uma tag significa que você terá a responsabilidade de lembrar de acessar os canais da concessionária e pagar manualmente a tarifa em até 30 dias após a passagem. O uso da tag é altamente recomendado pela praticidade, segurança contra multas e acesso a descontos exclusivos.
Utilizar a Tag Sem Parar no sistema Free Flow oferece benefícios significativos. O principal é a comodidade do pagamento automático, que elimina completamente o risco de esquecer o prazo de pagamento e receber multas por evasão de pedágio. Além disso, usuários da Tag Sem Parar têm acesso exclusivo a descontos na tarifa, como o DBT e o DUF, tornando a viagem mais econômica. A gestão financeira também é simplificada, com todos os gastos centralizados e controlados facilmente através do SuperApp Sem Parar, que oferece diversos outros serviços de mobilidade.
Se você passar pelo pórtico do Free Flow e não efetuar o pagamento dentro do prazo de 30 dias corridos, a ação será caracterizada como evasão de pedágio. Esta é uma infração grave de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. As consequências incluem a aplicação de uma multa de trânsito no valor de R$195,23 e o registro de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do proprietário do veículo. Além disso, o valor da tarifa original continuará devido à concessionária, acrescido de juros e encargos moratórios.
O Desconto de Usuário Frequente (DUF) é um benefício exclusivo para motoristas de veículos leves que possuem uma tag de pedágio ativa. Ele visa recompensar quem utiliza o túnel regularmente. O sistema funciona de forma progressiva: a partir de um determinado número de passagens pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês calendário, descontos crescentes são aplicados automaticamente sobre a tarifa. Quanto mais você usa, menos você paga por passagem. No início de cada mês, o ciclo de descontos é reiniciado.
Não, o sistema Free Flow elimina completamente as cabines de cobrança física. Portanto, não será possível pagar o pedágio com dinheiro, cartão de débito ou crédito diretamente no local da passagem. O pagamento é exclusivamente digital. Ele ocorre automaticamente via tag (como a Sem Parar) ou posteriormente, acessando o site ou aplicativo da concessionária para quitar o débito gerado pela leitura da placa. Essa mudança é fundamental para garantir a fluidez do tráfego e a eficiência do sistema.
Se você já é cliente Sem Parar, está quase pronto para o Free Flow. A maioria dos planos modernos do Sem Parar já inclui cobertura automática para sistemas de pedágio sem cancela. No entanto, é altamente recomendável verificar no SuperApp Sem Parar se o seu plano específico está habilitado para o Free Flow e se sua conta está ativa e regular. Garantindo isso, sua tag será automaticamente reconhecida nos pórticos do Túnel Santos–Guarujá assim que o sistema entrar em operação, sem necessidade de ações adicionais.
O modelo Free Flow em si não define o valor da tarifa, que é estabelecido pelo contrato de concessão do túnel. No entanto, o Free Flow tende a ser mais econômico para o motorista que utiliza tag, devido aos descontos obrigatórios (DBT e DUF) que não estão disponíveis no pagamento manual. Além disso, ao eliminar paradas e filas, o sistema proporciona economia indireta de combustível e tempo de viagem. Portanto, para o usuário preparado e digitalizado, a experiência geral com o Free Flow tende a ser financeiramente mais vantajosa.