Coronavírus: dicas para higienizar o seu veículo

Nas últimas semanas, o Coronavírus (Covid-19) esteve presente na maior parte dos noticiários, todos os dias, recebemos informações atualizadas e dicas de como se prevenir. Além dos cuidados pessoais, um dos pontos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de sempre manter os ambientes limpos e higienizados. 

Mas você já parou pra pensar que o seu veículo também merece uma atenção? Pensando nisso, criamos 6 passos para manter o Covid-19 longe do seu carro. Confira:

Higienize as mãos

Antes de tudo, é importante higienizar as mãos. No carro, o álcool em gel é um grande aliado para os motoristas e passageiros. Para melhor resultado, escolha o produto em soluções com 70%, que é o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A higienização deve ser feita na palma, dorso, entre os dedos e nas unhas.

Dica: O uso do álcool em gel é recomendado apenas para as pessoas que não estão em casa. Em sua residência, procure higienizar as mãos com água e sabão, se estiver na rua, na falta do álcool em gel, essa também é a melhor solução.

Limpe o volante e todas as superfícies

O volante é a parte do veículo que o motorista tem mais contato, não é mesmo? Por isso, ele deve receber uma atenção especial. A higienização deve ser feita usando um pano de microfibra umedecido de álcool isopropílico ou com uma solução de água e sabonete neutro. Depois disso, dê atenção as demais superfícies, como o painel, retrovisor, câmbio, freio de mão, maçanetas internas e externas, enfim, todos os objetos de maior contato do motorista.

Dica: Não utilize o álcool em gel para limpar as superfícies do carro. Ele contém substâncias que podem estragar as peças.

Ar-condicionado

É importante que o filtro do ar-condicionado seja trocado a cada 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano. Ele deve estar sempre limpo e com o filtro da cabine em boas condições. Assim, evita o aumento de fungos, vírus e bactérias. 

Outra forma de higienizar é por meio da oxi-sanitização, esse processo aplica, no interior do veículo, uma carga de ozônio, responsável por desinfectar todo o sistema de ar-condicionado, além da cabine. O serviço pode ser encontrado em oficinas, concessionárias ou em locais de lavagem automotiva.

Bancos e carpetes

Não se esqueça da limpeza dos bancos e carpetes. Ela pode ser feita com produtos especiais ou com uma solução de água e sabonete neutro. Mas atenção, se fizer uso da segunda opção, é importante que logo após aplicar a solução ela seja removida com um pano seco! Caso contrário, os fungos, vírus e bactérias poderão permanecer vivos na superfície.

Lixeira

Outra boa dica é esvaziar a lixeira portátil diariamente, principalmente se foram descartados lenços de papel com secreção de olhos, boca e nariz. Também é importante que a lixeira seja substituída regularmente.

Outros objetos

Além dos cuidados com os itens internos do carro, é bom se atentar aos objetos pessoais, que usamos durante a viagem, como celulares, bolsas e carteiras. 

Todos devem ser devidamente limpos e higienizados. Lembre-se, a higienização do veículo deve ser feita em todas as épocas do ano, principalmente no outono e inverno, já que nestas estações as mudanças climáticas favorecem o aumento de doenças respiratórias. A higiene é a medida mais indicada de proteção à saúde. 

Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.

4.8/5 - (25 votos)
CONFIRA NESTE POST