Direção elétrica, hidráulica e eletro-hidráulica, qual a diferença?

Antigamente, os carros eram fabricados com o sistema de direção manual, para manobrá-los, os motoristas precisavam fazer um baita esforço, o volante era bem duro, exigindo força e disposição. Mas, graças a tecnologia, que chegou para facilitar a vida de muita gente, agora temos 3 sistemas: a direção hidráulica, elétrica e a eletro-hidráulica, todas deixaram os carros mais fáceis de dirigir, facilitando a vida e os músculos de muitos motoristas, ufa! Com essas novas opções no mercado, na hora de comprar ou trocar de carro, muita gente tem dúvidas de qual tipo de direção escolher. Qual será a melhor para o seu dia a dia e estilo de vida? Quais vantagens e desvantagens de cada uma? Tire essas e outras dúvidas aqui neste post, confira! 😀

Direção hidráulica X Direção elétrica
A grande diferença entre a direção hidráulica e a elétrica é o mecanismo que cada uma usa para deixar o carro mais leve. Na hidráulica o volante fica mais leve por causa de uma bomba hidráulica conectada ao motor que circula óleo dentro da caixa de direção, com isso a caixa fica lubrificada e deixa o volante muito mais leve. Já a direção elétrica usa penas um motor elétrico, que começa a funcionar sempre que recebe sinais de sensores que identificam o movimento do volante. Ou seja, na prática, o resultado é o mesmo: mais alívio e descanso para os seus braços!

Direção hidráulica: facilidade e autonomia!
A direção hidráulica, também conhecida como direção assistida, acaba sendo um sistema mais complexo porque precisa de vários acessórios para funcionar: correia, bomba, óleo, fluido, mangueira. Veja as principais vantagens e desvantagens:
Direção elétrica: conforto e economia!

Já a direção elétrica não precisa de acessórios mecânicos pra funcionar e também não usa óleo para lubrificar a direção. Veja as principais vantagens e desvantagens:
Direção eletro-hidráulica
Além da direção hidráulica e elétrica, ainda existe uma terceira opção, a direção eletro-hidráulica, que é uma mistura das duas primeiras. Neste sistema, a bomba hidráulica é ativada por um motor elétrico independente. A atuação do motor trabalha igual a direção elétrica, varia em função da velocidade do veículo, porém, exige a mesma manutenção que o sistema hidráulico.

E aí, conseguiu entender melhor a diferença entre os três tipos de direção? Todos tem seus pontos fortes e fracos, por isso, antes de comprar um novo veículo, se informe o máximo que puder para fazer uma boa escolha, ok? Ah, aproveite também para conferir as nossas dicas dos 10 itens para colocar na lista de revisão do seu veículo e qual combustível escolher para que os seus passeios e viagens sejam muito mais tranquilos e sem nenhuma preocupação. Boa leitura!

Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.
4.8/5 - (33 votos)
CONFIRA NESTE POST