Por que existe a cobrança de pedágio? Sem Parar fica com o dinheiro?

Todo mundo que viaja de carro sabe que uma hora ou outra terá que passar por algum pedágio. Dependendo do caminho, às vezes, eles parecem intermináveis, a gente passa em uma cancela, quando vê já está na segunda e depois na terceira e por aí vai.

Mas no meio de todo esse percurso, você já parou pra se perguntar o real motivo desses pedágios, pra onde o dinheiro arrecadado vai e quais os seus direitos? Bora entender um pouco mais?

Pra que serve o pedágio?

Bom, as estradas brasileiras são enormes, com isso, o custo de manutenção acaba se tornando bem alto para o governo. Já que este serviço não pode ser considerado como fundamental, igual a educação, saúde e a segurança, a melhor saída para o Estado foi de fazer a transferência dos cuidados das estradas para empresas privadas (concessionárias). É por isso que existem os pedágios, são eles que financiam os custos de construção e manutenção das vias, além de controlar a quantidade de veículos que cruzam nossas estradas.

Para onde vai o meu dinheiro?

Além de ser usado para a manutenção das vias, o dinheiro recolhido nas cabines de pedágios serve para oferecer segurança aos motoristas (guinchos, primeiros socorros e telefones para ligações de emergência). Outra parte desse valor é destinada em impostos para as cidades vizinhas às rodovias (ISS – Imposto sobre Serviço). Como as concessionárias são privadas, esse dinheiro também faz parte do lucro dessas empresas.

Como é calculado o valor do pedágio?

Então, o valor do pedágio é calculado pela tarifa quilométrica básica, é ela que determina quanto a concessionária pode cobrar, esse valor já é fixo por cada quilômetro, multiplicado pelo trecho de cobertura da concessionária. Os carros de passeio têm uma cobrança fixa, os veículos comerciais pagam o valor multiplicado pela quantidade de eixos que possuem, já as motos, em algumas estradas não precisam pagar, em outras, a cobrança é feita pela metade do valor.

Dica: Quando você for fazer um passeio ou viajar, calcule sua viagem no site Sem Parar. Assim, você já sai de casa sabendo os valores e por quantos pedágios irá passar.

Estou sem dinheiro, e agora?

Chegar na cabine, procurar aquelas moedinhas no fundo da carteira e não achar nada chega dar até tremedeira não é mesmo? Para salvar sua viagem, algumas concessionárias emitem boleto bancário, mas o processo não é tão rápido assim, você precisará preencher um formulário, ter o CPF consultado e depois aguardar a impressão do boleto. Então, para que você sempre tenha uma viagem tranquila e sem preocupações, conheça os planos Sem Parar, e veja qual deles é melhor para o seu perfil!

Todos veículos precisam pagar pedágio?

O pagamento do pedágio é obrigação de todos, certo? Mas, dependendo do veículo e do tipo de serviço que está sendo prestado, o pagamento não precisa ser feito. Carros como de ambulância e bombeiros em serviço de atendimento, polícia rodoviária, autoridade responsável ou da concessionária, são isentos dessa obrigação.

Quais os meus direitos?

Todo cidadão que passa pelas estradas pedagiadas tem o dever de pagar o pedágio, mas também tem o direito de exigir que as pistas estejam muito bem sinalizadas e conservadas. Se o seu veículo for quebrado ou sofrer um acidente por má conservação da pista, a concessionária deverá pagar os danos sofridos. Além de oferecer cuidados com resgate e atendimento aos motoristas. Por tanto, fique atento aos seus direitos e cobre-os quando necessário.

Afinal, Sem Parar ganha com os pedágios?

Temos certeza que, em algum momento, você já teve esta dúvida, afinal muitas pessoas acham que recebemos o valor integral do pedágio ou uma porcentagem dele. Então, para que não reste mais dúvidas, Sem Parar é um serviço de assinatura, ou seja, não ganha absolutamente nada em cima do valor cobrado nos pedágios. Todo dinheiro que arrecadamos dos assinantes são repassados para as concessionárias sem nenhum desconto.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o funcionamento dos pedágios, que tal programar seus próximos passeios e viagens? Ah, mas antes não esqueça de conferir os 10 itens para colocar na lista de revisão do seu carro, assim você curte todos os momentos, sem nenhuma preocupação!

Atenção: Em tempos de Coronavírus (Covid-19), para evitar a disseminação da doença, algumas estradas estão com acesso bloqueado. Por isso, recomendamos que você fique em casa o máximo que puder, aproveite esse tempo para planejar suas próximas viagens e passeios!

Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece a gente? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.

4.8/5 - (36 votos)
CONFIRA NESTE POST