Zona Azul: do talão ao digital (CAD) – quais as diferenças

Entenda como funcionam as formas de pagamento da Zona Azul

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo, onde o objetivo é a democratização do uso das vagas nos espaços públicos. Ou seja, mais motoristas podem utilizar as vagas de rua. Esse sistema ajuda não só a ter um trânsito mais organizado, mas também contribui para a circulação de pessoas, principalmente nas áreas comerciais.

Em algumas regiões pode ser conhecida como Área Azul, Estacionamento Rotativo, entre outros. Porém, há cidades que diferenciam essas regiões com tipos diferentes de vagas. Por exemplo, em Jales (SP), existe uma divisão entre Área Azul (área mais central) e Área Verde (área mais afastada do centro). 

Com o avanço da tecnologia e a modernização do sistema de pagamento, a Zona Azul Digital surgiu para transformar a forma como os motoristas pagam e gerenciam seu tempo de estacionamento na rua. É muito mais fácil e rápido organizar tudo direto pelo celular. Mas afinal, qual a diferença entre a Zona Azul Digital e a Zona Azul com talão físico?

Zona Azul Digital

A Zona Azul Digital traz uma nova era de praticidade para os motoristas, permitindo que eles gerenciem o pagamento do estacionamento rotativo diretamente pelo celular, utilizando aplicativos.

Essa modernização oferece diversas vantagens, como por exemplo: 

Praticidade: com apenas alguns cliques, você realiza o pagamento, sem precisar se deslocar até um ponto de venda para adquirir o talão físico. Em algumas regiões você até consegue comprar fora da cidade, antes de estacionar. É fácil e intuitivo; 

Segurança: você sempre no controle! Não é mais necessário deixar um comprovante visível no painel do veículo, pois a fiscalização é feita eletronicamente, consultando a placa do carro. Ou seja, você ativa pelo celular e acompanha o tempo de retorno à vaga, evitando perder o horário de retorno; 

Combate à fraude: a digitalização diminui as chances de falsificação dos talões, e o risco de comprar um talão em local inapropriado.

Como funciona a Zona Azul Digital

Para começar a usar, basta seguir esses passos abaixo:

  1. Baixe um aplicativo: escolha um app regulamentado pela prefeitura da sua cidade – pode ser de alguma empresa de Tag como o Sem Parar ou das empresas oficiais responsáveis pela Zona Azul da cidade;
  2. Cadastre o veículo: informe a placa do veículo, selecione a rua em que está (confira se está na vaga que corresponde à escolhida no app), e ative o crédito ao estacionar;
  3. Realize o pagamento: faça o pagamento para ativar. O valor e o tempo máximo de permanência variam de acordo com a cidade; por exemplo, em São Paulo, atualmente a Zona Azul custa R$ 6,36 por hora, e nas regiões mais centrais só é permitido estacionar por 2 horas na mesma vaga.

Como funciona a Zona Azul Digital com o SuperApp Sem Parar

  1. Abra o SuperApp Sem Parar; 
  2. Na tela de Zona Azul toque em “Estacionar”; 
  3. Selecione a placa do veículo e clique de novo em “Estacionar”; 
  4. Escolha a Área que deseja estacionar e o tempo de permanência e confira se está na rua correta – em algumas regiões será necessário informar o número da vaga;
  5. Confirme e pronto! O valor cai direto na sua fatura Sem Parar.

Pagamento de Zona Azul com talão físico

O talão físico é o modelo tradicional de pagamento da Zona Azul e, embora ainda seja utilizado em algumas localidades, seu uso está diminuindo, sendo substituído pelo pagamento da Zona Azul Digital. Essa forma física de pagamento é justamente um talão que você colocará dentro do veículo para que as informações fiquem visíveis. 

As características desse método de pagamento incluem: 

Aquisição em pontos físicos da cidade: os motoristas precisam ir a bancas, lojas, parquímetros ou estabelecimentos autorizados para comprar os talões, ou encontrar um monitor oficial; 

Exibição no veículo: é necessário deixar o talão visível no painel, para que seja possível ver de fora todas as informações necessárias.

Desvantagens do talão físico

É necessário se deslocar até um ponto de venda ou encontrar um monitor oficial, o que pode levar mais tempo do que ativar pelo celular. O lado bom da Zona Azul Digital é que ela permite ter tudo dentro do aplicativo no celular, e o pagamento é rápido e fácil. 

 Utilizar o aplicativo para fazer pagamentos também é mais sustentável, evitando o uso de papéis. Sem contar que você pode ver o cronômetro mostrando quanto tempo falta para acabar a sua reserva de vaga.

Evite multa de Zona Azul

Caso o motorista não realize corretamente o pagamento da Zona Azul, ou quebre alguma regra específica da região. Algumas regiões podem aplicar a tarifa de pós utilização, que é uma maneira do motorista efetuar o pagamento de uma taxa por descumprir alguma regra de Zona Azul. Caso não efetue o pagamento, estará sujeito a multa. 

Já em outras regiões, o descumprimento das regras pode resultar em multa de Zona Azul direto, cujo valor atual é de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira. Esse valor pode variar em algumas cidades. Por isso é muito importante que você tenha um método fácil e prático para realizar do pagamento e evitar multas. 

A transição da Zona Azul física para a digital representa um avanço significativo no modo de estacionar. A intenção das cidades que adotam essa tecnologia, é melhorar a experiência do usuário e a fiscalização do estacionamento rotativo. 

Pagando a Zona Azul Digital pelo SuperApp Sem Parar, você pode viver no modo livre, sem barreiras e com uma rotina descomplicada. Você pode usufruir desse benefício em todas as cidades em que o Sem Parar possui pagamento de Zona Azul. Se ainda não é cliente, clique aqui para saber mais sobre os planos.

5/5 - (2 votos)
CONFIRA NESTE POST