Se você é do tipo de pessoa que ama dirigir e sentir aquele ventinho gostoso no rosto, sabe muito bem como é bom andar livremente por aí conduzindo o seu próprio caminho, não é mesmo?
Mas como nem sempre as ruas e estradas estão vazias, temos que ter o olho vivo durante o trajeto e atenção com os outros veículos, pedestres, motociclistas, ciclistas, animais ou objetos nas pistas.
Para incentivar um comportamento mais seguro e responsável dos condutores e pedestres, anualmente é realizada a Semana Nacional do Trânsito, que divulga, diversas ações de conscientização sobre o tema, que aliais sempre é bom ser relembrado e discutido, concorda?
Quer entender mais como funciona a semana e como você pode colaborar para um trânsito melhor? Veja tudo isso neste post.
Semana Nacional do Trânsito
Oficialmente, o Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. A data foi criada pelo Código de Trânsito Brasileiro e está inclusa na Semana Nacional do Trânsito, que acontece, entre os dias 18 e 25 de setembro.
Todos os anos, um tema específico é debatido, eles são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e são divulgados pelos órgãos e entidades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito). “Perceba o risco, proteja a vida” é o tema deste ano e terá uma semana dedicada a promover o incentivo para um trânsito mais seguro, com ações de educação e conscientização de todos, durante seus deslocamentos.
Este ano, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), você poderá acompanhar algumas destas ações da sua casa, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizará eventos online relacionados à segurança viária, no site deles, você também encontra uma série de peças publicitárias, que poderão ser compartilhadas com seus amigos e familiares.
Faça a sua parte por um trânsito melhor!
Por mais atenção que temos no trânsito, uma vez ou outra podem acontecer situações inesperadas que precisamos reagir e tomar atitudes rápidas, por isso, para evitar acidentes e preservar a sua vida e da sua família é essencial trazer a direção defensiva para o dia a dia. Outra boa dica é estar sempre de olho nas manutenções preventivas do seu carro, são elas que deixarão seu trajeto mais seguro, evitando possíveis falhas mecânicas.
Além desses cuidados, outras pequenas atitudes podem tornar o seu caminho ainda mais tranquilo e seguro, veja:
- Nunca dirija sob efeito de álcool;
- Cuidado com o excesso de velocidade;
- Preste atenção em todas as sinalizações;
- O cinto de segurança é obrigatório, nos bancos da frente e de trás;
- O uso da cadeirinha infantil é obrigatório, para crianças até 7 anos e meio de idade.
Este conteúdo faz parte da missão Sem Parar, que é de facilitar a sua vida quando se quer estar em movimento, para que você aproveite melhor o seu tempo. Ainda não conhece Sem Parar? Saiba mais sobre quem somos e a nossa história.